| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Primavera à porta e as carraças também

Por: Filipe Bragança


Estamos a sete dias do começo da Primavera. Já imagino os passeios com os meus cães e muita diversão. Mas nem tudo é perfeito. Na Primavera, tal como no Outono, as carraças tornam-se mais frequentes. Embora as carraças existam durante todo o ano, e daí recomendarmos -enquanto veterinários - uma proteção durante todas as estações, nesta época, em particular, as condições de humidade, temperatura, exposição e intensidade da luz solar são ideais para que estes pequenos parasitas se desenvolvam e constituam um perigo maior.

Não existe apenas um tipo de carraças, assim como não existe apenas uma doença transmitida por estas. De forma geral as carraças podem levar a lesões pelas peças bucais, anemia uma vez que ingerem o sangue dos seus hospedeiros e transmissão de bactérias, protozoários e vírus.
Destacam-se algumas doenças importantes (ver outras na Fonte 1) em que as carraças são importantes vectores, isto é, veículo:

1. Babesiose (agente: Babesia canis, Babesia gibsoni)
Os animais apresentam-se geralmente sem apetite, anémicos e com febre. Esta zoonose, isto é, doença transmitida de um animal para um homem é causada por um protozoário “injectado" no cão quando a carraça (Rhipicephalus sanguineus) se alimenta.

2. Borreliose ou doença de Lyme (agente: Borrelia burdorferi)
Pode apresentar para além dos sintomas semelhantes à babesiose, problemas articulares que levam o animal a coxear, glandulares e musculares. Esta bactéria é também uma zoonose importante.

3.  Erlichiose (agente: Erlichia canis)
A bactéria causadora desta doença pode levar a, para além de febres, problemas respiratórios, edema (acúmulo anormal de líquido) e vómitos.

A recomendação é, caso verifique estes sintomas nos seus animais, recorrer a um veterinário para que este possa fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento. Claro que o mais económico, saudável e recomendável, é prevenir a ocorrência destas doenças através da eliminação dos parasitas externos, isto é, pela profilaxia das carraças.

Existem no mercado vários produtos eficazes, na forma de coleiras, sprays, spot on, e comprimidos mastigáveis.Deve aplicar de acordo com as instruções do médico veterinário e do fabricante do produto para garantir a segurança e maximizar a eficácia. Leia algumas dicas importantes sobre a importância de desparasitar aqui:



Fonte 1: http://www.akcchf.org/canine-health/your-dogs-health/caring-for-your-dog/canine-tick-borne-disease.html

Fonte 2: https://www.vets-now.com/pet-owners/dog-care-advice/tick-borne-disease-in-dogs/

Fonte 3: http://www.scalibor.pt/Parasitas-doencas-e-prevencao/As-carracas.aspx


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.