| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Encantador de cães acusado de crueldade contra animais

Por: Guia do Cão


NOTA DA REDAÇÃO: O presente artigo é exclusivamente baseado nos factos apresentados nas diferentes fontes. Não pretende de forma alguma transformar uma alegação num facto. Nem condenar qualquer actividade técnica. O nosso interesse é exclusivamente informar sobre o que se passa no "mundo dos nossos patudos". Sendo Cesar uma figura incontornável deste universo, achamos interessante reportar o que a imprensa internacional e nacional está a dizer sobre o assunto.  

O programa “Dog Whisper” - o Encantador de Cães tornou foi um sucesso na televisão Norte-Americana, chegando a Portugal pela televisão por cabo. Cesar Millan, o apresentador,  auto-ditada em comportamento de cães, ficou rapidamente conhecido internacionalmente. Lançou a sua própria marca e produtos, escreveu livros e apareceu em eventos de marcas conceituadas. Revistas conceituadas como a National Geographic fizeram reportagens sobre o Encantador de Cães. 


A fama de Cesar surge por este ter uma habilidade em reabilitar cães problemáticos. Usando máximas que inspiravam confiança e admiração, Cesar dizia que “nunca trabalhava contra a natureza” e que “reabilitava cães e treinava pessoas”. Contudo nos bastidores das filmagens do programa de televisão rumores de comportamentos perturbadores iam surgindo, temporada pós temporada, na Internet - por via de testemunhos informais mas nunca alguma destas acusações foi formalizada - criando dúvidas sobre a veracidade das mesmas.

Entretanto, Cesar criou um novo reality show, Cesar 911, transmitido pela National Geographic Wild. O show consiste no tratamento de animais problemáticos pela modificação de comportamento. É durante este programa que começam a surgir queixas oficiais por alegada crueldade. Cesar passa a ser investigado oficialmente pelas autoridades competentes quando um dos cães por ele treinado, com história de agressões a outros animais, ataca um porco. 

Mais informação no site da TMZ: http://www.tmz.com/2016/03/10/cesar-millan-investigation-animal-cruelty-pigs/

As autoridades competentes estão a investigar o sucedido, e há atualmente petições para que o especialista auto-didata deixe o programa, mas o canal de televisão National Geographic Wild emitiu uma explicação pública afirmando que as imagens estavam fora de contexto, e que Cesar ajudou a que este animal não fosse separado do seu dono e eutanasiado. 

Mais informação sobre a posição oficial de Cesar sobre o assunto aqui: https://www.cesarsway.com/cesar-millan-live/cesar-tv/cesar-911/Cesar-Millan-rehabs-Simon-the-French-bulldog-terrier-mix

Esta não é, contudo a primeira acusação criminal contra Cesar. Em 2015, foram apresentadas queixas semelhantes, por uma Enfermeira atacada pelo seu próprio cão, seis dias após deixar o Centro de treino de Cesar.

Injustiça ou não, lembramos, que os treinadores de animais são um pilar importante para a relação com os nossos animais de companhia. A nossa recomendação é que escolham sempre que possível um profissional, e caso não se conheça um, peçam a recomendação de profissionais da área, como por exemplo, o Médico Veterinário que habitualmente segue o animal. Este, poderá certamente fazer a indicação de um treinador  profissional  sem colocar em causa o bem estar do seu e de outros animais, ajudando-o também a a avaliar alterações que possam estar subjacentes a problemas comportamentais.

Fonte 1: Diário de Notícia

http://www.dn.pt/pessoas/interior/cesar-millan-encantador-de-caes-investigado-por-possivel-crueldade-contra-animais-5072328.html

Fonte 2: Daily Mail

http://www.dailymail.co.uk/news/article-3487004/Dog-Whisperer-Cesar-Millan-investigated-animal-cruelty-episode-Cesar-911-shows-dog-attacking-pig.html?ito=social-facebook


Fonte 3: Daily Mail (2015)

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2941400/Dog-Whisperer-star-Cesar-Millan-sued-Florida-nurse-savagely-attacked-pit-bull-left-training-center-just-days-earlier.html


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.