Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.
A Dirofilariose, também conhecida por lombriga ou verme do coração é uma doença transmitida por mosquitos, por isso, qualquer cão pode ser infectado, a qualquer idade.
As lombrigas (filárias) podem ter mais de 30 cm de comprimento e alojam-se normalmente no lado direito do coração e artérias pulmonares.
Há zonas do nosso paÃs onde a doença é mais prevalente: Ribatejo, Alentejo, Algarve e Ilha da Madeira. Se viajar por estes locais deve ter em conta que o risco do seu companheiro ser infectado é maior.
A prevenção pode ser feita de várias maneiras: pipetas mensais com acção nas lombrigas (não são as que dão para pulgas, carraças e mosquitos), comprimidos mensais ou uma injecção anual. Aconselhe-se com os seu veterinário, para este lhe dar a solução que melhor se adequa ao seu cão.
Com as alterações do clima que vivemos ultimamente, observando-se a ausência de diferenças entre as estações do ano, aconselho prevenção ao longo de todo o ano, e não só nos meses quentes.
Os sinais da doença aparecem meses depois do animal ser picado e são variáveis, podendo começar por ser subtis: cansaço, tosse crónica ( confundido com engasgamento), perda de peso; ou ser mais severos como falta de ar, urina com sangue, febre, ascite ( barriga inchada com lÃquido), por ex.
Não se deve esperar pelos sintomas para testar se o animal está infectado ou não.
O tratamento desta doença é arriscado, podendo causar tromboses fatais. É essencial que no decorrer deste o animal esteja em repouso absoluto.
Os gatos também podem ser afectados, apesar de não ser a espécie mais afectada. Há gatos infectados que não têm sinais, outros têm sinais respiratórios crónicos, vómitos ou morte súbita. Por isso, se o seu veterinário achar que deve, faça também a prevenção da doença no seu gato.