

Os cuidados de higiene como os banhos, a escovagem do pelo, a limpeza de olhos, de ouvidos e de dentes, e o corte de unhas são outras considerações a ter em conta e que devem ser conversadas na primeira visita ao Médico Veterinário, já que diferem de animal para animal.
O protocolo mais adequado de desparasitação interna e externa para o seu animal deve ser outra das questões colocadas ao Médico Veterinário logo de início. Os cães e os gatos podem ter dois tipos de parasitas: os internos (as chamadas “lombrigas”) e os externos (pulgas, carraças, piolhos, ácaros, mosquitos), muitos deles transmitem-se aos humanos, por isso ao protegermos os nossos animais acabamos por protegermo-nos também.
Por fim, a vacinação dos cães e dos gatos tem início às 6 e às 8 semanas de idade, respectivamente, e é a melhor forma de prevenção contra as principais doenças infecto-contagiosas. Até o seu animal ter completado o protocolo vacinal, não é conveniente que passeie em zonas não controladas, frequentadas por outros animais com estados de saúde desconhecidos. No entanto, a idade da vacinação coincide com o período mais importante para sociabilizar. Assim sendo, encontre estratégias seguras que lhe permitam mostrar-lhes o Mundo que os rodeia sem os colocar em perigo: leve-os a passear ao colo ou de carro para que se habituem a ouvir ruídos e ver pessoas diferentes, e caso conheça amigos/colegas que tenham animais vacinados, desparasitados e saudáveis permita que brinquem uns com os outros! Aproveite todos os momentos com o seu patudinho, porque ele vai agradecer e retribuir da melhor forma!