| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Cadelas & piometra, já ouviu falar?

Por: Ana Matias


A piometra é a infecção uterina mais comum em cadelas e gatas. Surge tipicamente no período de “repouso sexual”, ou seja, no diestro, fase após o cio na qual as concentrações de progesterona no sangue são elevadas. Esta hormona provoca uma diminuição das defesas uterinas, fazendo com que o útero fique mais susceptível a infecções bacterianas. O útero fica preenchido com pús e aumenta de volume, podendo mesmo rupturar. 
Fêmeas mais velhas, que pariram recentemente ou a quem foram administrados fármacos abortivos ou anti-concepcionais (como a pílula) estão mais predispostas a esta patologia.

A piómetra pode classificar-se em “aberta” ou “fechada”, caso exista ou não corrimento vaginal purulento ou sanguinopurulento. Outros sinais clínicos que acompanham esta infecção incluem perda de apetite, depressão, febre, dor, aumento do consumo de água (polidipsia) e da frequência da micção (poliúria). 

Sem o suporte médico-veterinário adequado, a piómetra pode levar à morte do seu animal! O tratamento passa pelo internamento da sua patuda para administração de fluidoterapia juntamente com antibióticos, de forma a prepará-la para a remoção cirúrgica urgente do útero e dos ovários (ovariohisterectomia, comumente chamada de esterilização/castração). Por isso, lembre-se ao esterilizar está a prevenir esta situação!

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.