| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Tempo quente: Cuidado com as PRAGANAS

Por: Guia do Cão


Com a chegada do tempo quente ficamos com vontade de passear com os nossos patudos. Frequentemente escolhemos zonas verdes para este passeio, mas o evento agradável pode ser estragado por alguns perigos, tais como: carraças, lagarta do pinheiro e as praganas. Hoje falaremos um pouco deste último perigo que é frequentemente ignorado até gerar problemas maiores.

O que são praganas?
As praganas são pequenas espigas em formato de dardo, provenientes de cereais e ervas que quando secas podem ficar presas ao pelo do seu patudo. Devido ao seu formato elas podem entrar, e migrar, na pele e causar, assim, muitos problemas.

Como sei se o meu cão tem praganas?
As praganas podem ficar principalmente alojados na região axilar, nariz (causando espirros ou o animal levar as patas ao nariz), ouvidos (otites médias e até ruptura do tímpano - muitas vezes o animal anda com a cabeça de lado) e nas patas (causando desconforto no andar ou correr). Por isso se vir o seu cão a coxear, após um passeio, suspeite de praganas e procure ajuda veterinária caso a pragana já tenha entrado dentro da pele.

Como evitar e que Cuidados devemos ter?

1. Escolher caminhos adequados com vegetação apropriada para o passeio. Se não conheçe a região pergunte a outros transeuntes.
2. Após o passeio examine o pelo, escovando-o, e inspeccione as patinhas entre os dedos e por baixo da almofadinha plantar.
3. Caso encontre praganas, retire-as com muito cuidado para não magoar mais o seu animal. Não remova praganas que estejam em locais de difícil acesso como, por exemplo, nos ouvidos. Nesses casos recorra ao seu veterinário.Esta última recomendação é principalmente importante se a pragana estiver no ouvido. Neste caso sua remoção pode passar pela sedação do animal.

Em relação a outros perigos. Para saber mais sobre as carraças aconselhamos a leitura de:


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.