| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Será que o meu cão está a sonhar? Tira a dúvida.

Por: Guia do Cão


Quem tem cães, certamente, já os viu dormir e sabe que há algo reconfortante em olhar para os nossos patudos quando estes estão enroscadinhos a descansar. Por vezes este descanso não é tão tranquilo e ficamos alarmados com barulhos e movimentos que eles fazem enquanto dormem. As crianças, quando as há por casa, são as primeiras a dizer que eles estão a sonhar. Mas será verdade que os cães sonham?

Embora existam muitas diferenças entre o nosso cérebro e o dos nossos patudos, sabemos que a nível morfológico, tanto um como o outro,  possuem as mesmas estruturas e que o funcionamento destas pode ser medido da mesma forma - por electroencefalografia. Desde o desenvolvimento deste dispositivo, que cientistas de vários grupos tem investigado a actividade elétrica do cérebro em actividade e também quando estamos a sonhar. Durante o sono dos cães, os padrões das ondas cerebrais, registadas por electroencefalograma, são compatíveis com os registos dos humanos - em várias fases e especificamente quando estão a sonhar. Assume-se por isso que os animais sonham. Assim da próxima vez que vir numa noite menos tranquila de sono, saberá que está a sonhar.

 A ciência ainda não consegue desvendar sobre o que é que os animais sonham. Sabe-se apenas que os bebés sonham menos  que os animais adultos e que as raças pequenas tendem a sonhar mais que as grandes. Desejamos a todos bons sonhos.

Fonte 1:
http://link.springer.com/article/10.1007%2FBF00837789
Fonte 2:
http://www.amazon.com/Truly-Devoted-Teach-About-Loyalty/dp/0736952403

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.