| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Quando e para quê desparasitar?

Por: Anabela Rosa Velho


É verdade que devo desparasitar o meu cão ou gato de 3 em 3 meses?

Antes de mais é necessário explicar que quando falamos em desparasitar podemos referir-nos a: parasitas externos (chamados tecnicamente de ectoparasitas), como é o caso das pulgas e carraças ou; os internos, como é o caso, por exemplo, das ténias e lombrigas (helmintes) e de protozoários.

A desparasitação interna geralmente contempla parasitas gastro-intestinais com os helmintes. De uma forma simples, e de interesse para o cão e gato, podemos dividir os helmintes em:
-parasitas redondos como por exemplo as lombrigas
e
-parasitas chatos como as ténias.

Os primeiros são também designados por nemátodes, e incluem: ascarídeos (Toxocara canis, cati, leonina), Tricurídeos (Trichuris vulpis) e ancilostomídeos (Ancylostoma e Uncinaria). Os segundos são designados por céstodes e incluem: ténias, Echinococus granulosus e Dipylidium caninum.
A transmissão destes parasitas geralmente implica infecção por via oral através da ingestão de ovos, havendo porém outras formas de transmissão. Assim o contacto e transmissão, destes parasitas, pode ocorrer em qualquer ambiente onde tenham estado outros animais infectados, sendo por isso muito importante prevenir.

Como evitar estes parasitas internos?
Aconselhe-se com o seu médico veterinário. Este pode sugerir um esquema de desparasitação adequado à idade do seu animal, ao ambiente e estilo de vida. Por exemplo, é normal desparasitar a cada 15 dias até aos 3 meses de idade, e depois mensalmente até aos seis meses de idade. A partir daí a desparasitação pode ser a cada 3-4 meses. A frequência pode variar mediante o ambiente e estilo de vida - por exemplo se for um animal que tem acesso ao ambiente exterior e passeia na rua. Lembramos ainda que alguns desparasitastes combinam a acção de desparasitação interna e externa. É importante que a protecção seja global e para isso é geralmente necessário combinar mais do que um medicamento.

Evitando os parasitas externos estamos a evitar os parasitas internos?

De forma geral não. A ideia dos desparasitastes externos é eliminar e prevenir /repelir a ocorrência de ectoparasitas tais como as pulgas, carraças e mosquitos. Mas a desparasitação externa pode, no entanto, prevenir a transmissão de outros parasitas como, por exemplo, o verme do coração - um nemátode (dirofilaria imitis) transmitido por um mosquito, ler mais aqui:
 

De considerar que há um leque, relativamente grande, de doenças transmitidas pelos parasitas externos mas que podem ser prevenidos se fizermos a profilaxia necessária. Por exemplo, as carraças podem transmitir doenças como a febre da carraça (babesia) e as pulgas, a haemobartonelose (mycoplasma haemofelis) comum em gatos.
A frequência de desparasitação externa varia com o produto aplicado/usado. Atenção que determinado produto pode ter acção preventiva de pulgas mais longa que de carraças. É portanto pensar num esquema que mantenha o seu patudo sempre protegido.

Posso comprar um desparasitaste e administrar ao meu cão e gato?

Não aconselhamos a fazê-lo sem a recomendação de um veterinário. É, por exemplo, frequente ver, enquanto veterinários, nos nossos consultórios, gatos intoxicados pela aplicação de produtos com acção acarricida (para eliminação de carraças) desenvolvidos para cães. Um erro comum, que exemplifica, que não basta dar o comprimido ou aplicar a pipeta. É muito importante verificar com o seu veterinário o que vai fazer e como fazer. Outra razão para o fazer, é que uma vez infectados por determinados parasitas não basta fazer a profilaxia, há que também promover a eliminação destes - que passa por um esquema terapêutico diferente da desparasitação recorrendo, por exemplo, a antibióticos.
Lembre-se que o mais importante é a saúde e segurança do seu patudo. Portanto fale com o seu veterinário. :)

Os produtos presentes nas fontes estão sujeitos às respectivas â„¢ Â©

Fonte: Novatis Milbemax 
http://ah.novartis.com.au/pethealth_products/milbemax_dog.html/section/469

Fonte: MSD Bravecto
http://www.msd-saude-animal.com.br/products/copy_BRAVECTO/020_Resumo_da_Bula.aspxhttp://www.msd-saude-animal.com.br/products/copy_BRAVECTO/020_Resumo_da_Bula.aspx

Fonte: Bayer Advantix / Advantage Advocate / Drontal
http://www.bayerdvm.com/show.aspx/productdetail/k9-advantix-ii http://www.bayerpet.com.br/produtos/caes/antipulgas/advantage/

Fonte: Pfizer Stronghold
 http://www.ema.europa.eu/docs/pt_PT/document_library/EPAR_-_Product_Information/veterinary/000050/WC500068671.pdf


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.