| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Fuma? Sabe que pode estar a por em risco a saúde dos seus animais?

Por: Guia do Cão


Os malefícios do fumo de tabaco são conhecidos. Mas será que os nossos animais também correm o risco? Um estudo do CDC - centro de Controlo e Prevenção de Doenças Norte Americano sugere que há uma maior probabilidade de, como nos humanos, os animais desenvolverem alguns tipos de cancro ou até de ganharem peso - reporta a revista portuguesa Veterinária Atual.

De acordo com a fonte, o estudo aponta para que os gatos sejam, os animais, quem mais risco correm -devido à  possibilidade, adicional à inalação, de ingerirem as toxinas do fumo durante as ações de limpeza do próprio pelo (onde o fumo pode ficar impregnado). Um aspecto interessante é que o fumo pode também impregnar-se nas diversas superficies, tais como por exemplo carpetes ou cortinas, em que os animais também acabam por ter maior contacto.

Se fuma e tem animais de estimação, reduza o hábito de fumar dentro de casa, levo-os para passear e faça a pausa do seu cigarro. De acordo com o estudo os donos que tem o hábito de fumar fora de casa reduzem o risco dos seus animais.


Fonte 1:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3088460/
Fonte 2:
http://www.veterinaria-atual.pt/sabe-quais-os-efeitos-do-fumo-do-tabaco-na-saude-dos-animais-de-companhia/


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.