| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

O seu cão não gosta de escadas? Veja aqui 5 conselhos para o ajudar.

Por: Guia do Cão


1) Comece a ajudá-lo a superar esta situação pela parte de baixo das escadas e não pela parte de cima. Assim sera muito mais fácil para o seu cão.

2) Tenha por perto das escadas um brinquedo de que ele goste. Brinque e esteja com ele nessa zona. Atenção: nunca o force a aproximar-se das escadas. Repita isto várias vezes.

3) Após alguns dias o seu cão estará bastante mais tranquilo por perto das escadas. Tente agora sentar-se no 1º degrau e chame-o para o pé de si. Se ele continuar com medo sente-se mais longe, repetindo o mesmo exercício e aproximando-se progressivamente e calmamente.

4) O seu cão começa a estar cada vez mais calmo ao pé das escadas. Ponha guloseimas no 1º degrau. Se ele comer felicite-o. Quando ele estiver habituado repita o exercício colocando guloseimas no 1 e 2º degraus. Não deixe o seu cão sózinho nesta etapa… acompanhe-o e ajude-o, estando presente.

5) Fantástico! Agora o seu cão consegue subir e descer os 2 primeiros degraus. Ponha agora guloseimas em todos os degraus. Ele vai ser capaz!

Lembre-se que a paciência e o respeito pelo sentimento do seu cão são duas importantes chaves para o sucesso.

Veja aqui dias outras abordagens diferentes para resolver esta situação: primeiro uma abordagem entre cães e depois (para rir) uma abordagem entre gatos!


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.