| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Portugal tem mais uma raça - o cão de Barrocal Algarvio

Por: Guia do Cão


Nova raça de cães portuguesa está prestes a ser reconhecida. Trata-se do cão do Barrocal Algarvio. As principais características morfológicas são a cauda comprida em forma de caracol e bandeira; pelo liso e médio, muito macio; e pelo comprido nas partes posteriores das pernas e base das orelhas diz Sara Alves do Semanário Algarvio - Barlavento.


É um cão de corpulência média, sendo que os machos chegam a pesar até 25 quilogramas e a medir 55 centímetros, e as fêmeas 20 quilogramas e a medir 50 centímetros - complementa Sara Alves. Esta raça caracteriza-se também por um apurado instinto de caçador confere-lhe características de rapidez, agilidade, objetividade, resistência, grande energia e adaptabilidade a terrenos inóspitos.

De acordo com o Jornal Público, o estalão do cão do Barrocal Algarvio já foi aprovado pelo Clube Português de Canicultura (CPC). Faltando ainda o reconhecimento por parte da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para que exista oficialmente uma nova raça portuguesa, que se junta às dez já reconhecidas, tais como Podengo português ou Serra da Estrela. A DGAV é a autoridade responsável pelo reconhecimento e preservação de todas as raças autóctones. Rogério Teixeira, presidente da Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio, reparou há já uns anos que esta podia tratar-se de uma raça diferente e decidiu “pôr mãos à obra”. O reconhecimento oficial vai ajudar a preservar a raça uma vez que esta esta perto de extinção.

Fonte 1:
http://barlavento.pt/regional/nova-raca-canina-algarvia-sera-reconhecida-em-2016 (artigo e foto)
Foto 2:
http://www.publico.pt/local/noticia/nova-raca-de-caes-portuguesa-prestes-a-ser-reconhecida-1719590

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.