| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Porque não se deve assustar gatos com pepinos...

Por: Guia do Cão


É provável que tenha visto recentemente na internet vídeos em que gatos ficam muito assustados depois de lhes ser posto, sorrateiramente, um pepino por perto. Nestes vídeos, geralmente, os gatinhos estão a comer. Isto é cruel!


Não faça “gosto” nem partilhe este tipo de vídeos, que podem ser um estímulo para pessoas desinformadas assustarem os seu gatos e induzir pessoas a rir dessa situação.


Transmita, por favor, esta mensagem aos seus amigos, para bem dos gatos! 


Porquê?

As reações de medo demonstradas pelos gatos, que podem incluir saltos, fugir ou tentar arranhar o pepino, são devidos à surpresa relacionada com o ter, de repente, um objecto estranho e do qual não estão à espera, no seu território. Não apenas gatos, mas também outros animais, até humanos, se poderiam assustar em situações semelhantes.


O medo sentido pelos gatos é mais prejudicial do que divertido... Apesar de o pepino não ser stressante para nós, nas condições em que é exposto ao gato é-o para o gato. Como o gato faz associações positivas ao espaço em que tem o seu prato de comida, fica agitado e confuso na sua zona de conforto. No pior dos casos pode até ter alterações comportamentais, tais como auto-mutilar-se, partir objetos em casa, ou ficar ansioso durante dias.


Os gatos devem ser introduzidos a brinquedos ou objetos novos regularmente, como estímulo mental. No entanto isso deve ser sempre feito progressivamente e com acompanhamento positivo.


Fontes: 

http://www.iflscience.com/plants-and-animals/cats-are-completely-terrified-cucumbers-why http://news.nationalgeographic.com/2015/11/151117-cats-cucumbers-videos-behavior/


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.