| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

O seu cão dorme consigo? Saiba as vantagens e desvantagens

Por: Guia do Cão


Benjamin Franklin disse: “Quem dorme com cachorros acorda com pulgas”. Muitos tutores de animais de companhia não resistem a deixar os seus patados ou peludos pernoitarem no mesmo quarto ou até na mesma cama. 
Mas será este hábito saudável? 


Os alergologistas alertam para o facto de se somos alérgicos aos nossos animais não devemos deixar que estes pernoitem perto de nós, ou mesmo, nos casos mais severos, que entrem dentro do quarto. 


Um estudo da American Pet Products Association, refere que quase metade dos cães dorme com frequência na cama dos seus donos. Dentro dos que dormem nas camas, os mais comuns são cães de raças pequenas.


Outro aspecto, revelado por um estudo da Mayo Clinic of Sleep Disorders Center, é que metade dos pacientes com distúrbios de sono achavam que os seus patudos perturbavam de alguma forma a dinâmica do seu sono. Se tem dificuldade em dormir, recomendamos que não deixe o seu patudo permanecer no seu quarto durante a noite.


Outros aspectos negativos estão relacionados com as questões de higiene. Se o seu cão vai à rua, pode trazer pulgas e carraças para a sua cama. As picadas destes parasitas externos pode trazer problemas graves como ,por exemplo, a febre da carraça. Menos comum é a transmissão de bactérias. É, por estas razões, importante que o seu patudo esteja corretamente desparasitado e que tome banho com a frequência necessária. 


Mas se tiver os cuidados de higiene e profilaxia e não tiver qualquer problema em adormecer, ter um animal perto pode ter imensas vantagens como a redução de ansiedade e do stress. Muitas pessoas sentem-se mais calmas e seguras com o seu patudo por perto. Mas os benefício não se ficam por aqui, esta interação reforça o laço com o seu patudo e faz com que este se sinta menos sozinho e mais seguro.


Quer mandar o seu gato para fora da sua cama? 

De acordo com a Dra. Ingrid Johson diz que em relação aos gatos é tudo ou nada, isto é, se não os queremos na nossa cama, temos que manter a porta do quarto ou o acesso a este interdito. De outra forma é considerado território do gato e ele fará o que entender. Se entretanto decidir tirar o seu gato do quarto, lembre-se que ele não reagem bem à diminuição do território. Assim prepare algo para que possam fazer durante a noite - pense em brinquedos, etc. 


Quer mandar o seu cão para fora da sua cama? 

Uma das mais conceituadas treinadoras de cães, a Vitória Stilwell afirma que se o seu patudo não tem problemas de comportamento, não há problema algum em deixar que este durma consigo. 

Mas atenção, se o seu cão for muito dominante ou agressivo, não deve partilhar a cama ou sequer o sofá da sala. Mandar estes animais para fora da cama é possível, e alcançável por jogos com reforço positivo, cujo objectivo passa por elogiar quando cumprem o objectivo “sair da cama”. Levará umas semanas, mas de acordo com Vitória Stilwell é efetivamente possível. 


E você?! Deixa o seu patudo partilhar a sua cama? Conte-nos a sua experiência.

Fonte 1 :

http://pets.webmd.com/features/pets-in-your-bed 

Fonte 2: 

http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/febre-da-carraca


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.