| | |

Guia do C√£o - Portal informativo sobre c√£es, gatos e outros animais.

Condi√ß√Ķes de utiliza√ß√£o

Insólito - Cão é clonado duas semanas após morrer

Por: Guia do C√£o


Uma empresa Sul-Coreana, a SOAAM, voltou a clonar um animal de companhia. Desta vez foi um Boxer, de uma fam√≠lia inglesa do Norte de Yorkshire, que tinha morrido h√° duas semanas. Dylan, o c√£o de 8 anos, faleceu de um tumor no c√©rebro quando Laura e Richard decidiram recorrer √† empresa Sul-Coreana. O clone, tem todas as caracter√≠sticas do c√£o original (embora esta n√£o seja a garantia da empresa), reporta o casal, e chama-se Chance. O nome vem de um dos filmes de Laura ‚ÄúO Regresso a Casa‚ÄĚ.

O processo de clonagem teve como primeiro sucesso a ovelha Dolly em 1996. Agora passados quase 20 anos a técnica, que roça muitas fronteiras da ética, permanece cara, mas mais acessível rondando os 100 mil dólares americanos.
Em 2011, Peter Onruang, viu dois dos seus melhores amigos pautados falecerem pouco tempo depois de completarem 15 anos. Ap√≥s contactar a SOAAM, seguiu as instru√ß√Ķes e embrulhou os animais em toalhas molhadas e colocou em refrigera√ß√£o. Tr√™s anos depois, em 2014, Onruang pode trazer os dois clones de cada um dos seus cachorros. Veja o filme (em ingl√™s):


A clonagem será sempre controversa. As competências dos médicos veterinários nestas novas tecnologias ainda são escassas para ajudaram na avaliação destes processos - que devem ser tratados de forma responsável e legal. Leia mais sobre o debate ético na fonte 4.
Fonte 1:
http://uk.businessinsider.com/south-korea-dog-cloning-at-soaam-2014-12?r=US&IR=T

Fonte 2:
http://observador.pt/2015/12/27/clance-boxer-clonado-partir-um-cao-morto/

Fonte 3:
https://www.facebook.com/Myfriendagaincom-Dog-Cloning-Services-192966330721079/

Fonte 4:
https://www.researchgate.net/publication/281781060_New_technologies_old_dilemmas_-_the_ethics_of_using_biotechnologies_in_companion_animal_practice

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do C√£o © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.