| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Nem todos os chineses comem cães

Por: Guia do Cão


Hoje, uma boa notícia, vinda da China, vêm desmistificar como os chineses vêem os seus animais. A cultura gastronómica chinesa há anos que choca gerações nomeadamente pelo consumo de animais domésticos, considerados animais de companhia na maior parte do mundo, como por exemplo, cães e gatos. Todos anos o Festival de Yulin na província de Guangxi na China promove a morte de cerca de 10.000 cães e gatos para consumo humano. As notícias ecoam pelas redes sociais pouco antes do início destes festivais e rapidamente desaparecem. 


Hoje contamos uma outra versão. A versão dos chineses que amam os seus fieis companheiros de quatro patas.

Wang Yan, um milionário chinês, com fortuna proveniente da indústria siderúrgica está a fazer notícia por ter gasto todo o seu dinheiro a salvar animais. Tudo começou quando, em 2012, Yan perdeu o seu cachorro. Na procura do seu companheiro acabou por visitar um matadouro de cães na esperança de encontrar o seu cão perdido. Foi aí que testemunhou em primeira mão a morte desumana que esperava centenas de animais. 

A “visita” acabou por ter um impacto muito forte em Yan, que decidiu comprar o matadouro para por fim às mortes. Mas as suas acções não se ficaram por aí. Pouco depois usou uma das fábricas de ferro para torna-la num abrigo. A capacidade é de 1000 animais em simultâneo. Atualmente este abrigo conta com uma população residente na ordem das poucas centenas de cães, mas incorre em grandes custos de alimentação, higiene e tratamento. Yan alega que já gastou toda a sua fortuna e que agora está a incorrer em dívidas para manter o abrigo. 


Algumas fontes reportam que Yan não aceita qualquer donativo, enquanto outras referem que apenas aceita alimento para os cães. Qualquer que seja a verdade é louvável nos dias que correm alguém deixar todos os seus bens materiais para ajudar animais. 

Esta lição vem da inesperada terra onde os festivais gastronómicos celebram o consumo de carnes que considerados ofensivas comer. 

Recentemente publicamos um artigo sobre o consumo o Festival de Yulin. Leia-o aqui:

 http://www.guiadocao.com/index.php?id=1172

Fonte 1:
http://www.dailymail.co.uk/news/peoplesdaily/article-3325353/Chinese-millionaire-spends-fortune-saving-stray-dogs-slaughterhouse.html
Fonte 2:
http://www.unilad.co.uk/news/millionaire-animal-lover-goes-broke-in-bid-to-save-hundreds-of-dogs/


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.