| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

A obesidade em cães e gatos

Por: Marina Domingues


A obesidade consiste na acumulação de tecido adiposo (gordura) no corpo. Atualmente, a obesidade é o distúrbio nutricional mais frequentemente detectado nos nossos animais de companhia, similarmente ao que acontece em Seres Humanos. Estima-se que aproximadamente 59% dos cães e gatos se encontra acima do seu peso ideal. 


No passado, a obesidade era considerada por muitos como uma preocupação maioritariamente estética. No entanto, hoje sabe-se que a obesidade diminui a longevidade e a qualidade de vida dos nossos animais de companhia, e que o excesso de peso predispõe ao aparecimento de uma variedade de outras doenças, tais como: as doenças ortopédicas, cardiorrespiratórias, renais, de pele, endócrinas (como por exemplo a Diabetes Mellitus) e ainda a alguns tipos de tumor. 

Os riscos associados a esta doença enfatizam a importância de educar relativamente ao seu reconhecimento, prevenção e tratamento. Desta forma, podemos assegurar uma melhor qualidade de vida e longevidade dos nossos animais de companhia. 

A obesidade está frequentemente associada a uma alimentação excessiva e a uma vida sedentária, podendo ocasionalmente estar também relacionada com outros distúrbios, como os hormonais. Por isso, a prevenção e tratamento desta doença passa maioritariamente por selecionar um alimento apropriado, controlar a quantidade disponível ao seu animal e promover uma atividade física adequada. 


Alimentação: 

A quantidade de alimento oferecida, seja ela na forma de ração ou de guloseimas apropriadas, deve ser controlada e efectuada com base nos requisitos calóricos diários do seu animal. Desta forma, conseguimos evitar a acumulação excessiva de gordura e reforçar bons comportamentos alimentares, que mais facilmente serão praticados ao longo da vida do seu animal. 

As rações veterinárias são sem dúvida o alimento de eleição para o seu animal, pois são as mais equilibradas e completas a nível nutricional. O alimento caseiro muitas das vezes não tem todos os requisitos nutricionais necessários, podendo ser insuficiente e até ter um maior teor em gordura. Caso escolha dar alimento caseiro ao seu animal, é aconselhado que fale primeiro com o seu Médico Veterinário, de forma a que seja formulada uma alimentação equilibrada e com base nas necessidades individuais do seu animal. 

Um estudo efectuado em cães da raça Labrador Retriever (cães com elevada propensão para o excesso de peso), observou que a adopção de uma alimentação equilibrada com vista à obtenção do peso ideal, aumentou em 15% a longevidade destes cães, tendo aumentado a sua esperança média de vida em cerca de 2 anos. 

O seu Médico Veterinário poderá ensinar-lhe a melhor forma de avaliar se o seu animal se encontra com excesso de peso e, caso exista excesso de peso, recomendar-lhe um programa de perda de peso apropriado, até que seja alcançado o peso ideal de uma forma saudável. Neste programa nutricional, o seu Médico Veterinário recomendar-lhe-á o alimento mais adequado e a sua dosagem, tendo em conta as necessidades individuais do seu animal de estimação. O objectivo de um programa deste género, consiste em diminuir a acumulação de gordura e promover a sua perda de forma gradual, evitando assim a perda de massa muscular e o aporte inadequado de calorias e nutrientes. A restrição alimentar está completamente contraindicada, e poderá ter consequências graves.

A oferta de petiscos e guloseimas somados à ração poderá ser um factor predisponente para a obesidade, e por isso deverá também ser controlada e contabilizada juntamente com a restante rotina alimentar. O que muitas vezes parece ser apenas um petisco insignificante, poderá ser uma “bomba” calórica para o seu animal, uma vez que ele tem um tamanho e metabolismo bastante diferente do nosso. 


Exercício: 

O exercício promove a perda de massa gorda e fortalece a massa muscular. A sua implementação é também de grande importância tanto na prevenção como no tratamento da obesidade. A atividade física deve, no entanto, ser implementada de forma gradual e ter em conta as limitações individuais do animal (como por exemplo, a existência de doenças ortopédicas ou cardiorrespiratórias). Se o seu cão for saudável, poderá começar por fazer caminhadas de 10 minutos e ir aumentando a sua duração de forma gradual. Em gatos o enriquecimento ambiental é de extrema importância para a promoção de exercício diário. Esconder o alimento pela casa ou em brinquedos, poderá ser uma forma divertida e eficaz de estimular o seu gato a fazer exercício. 


Lembre-se que a obesidade é uma doença nutricional com graves consequências para a saúde. Ao manter o seu animal de estimação com um peso adequado estará a proporcionar-lhe uma maior longevidade e qualidade de vida!


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.