| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Medicina Veterinária Tradicional Chinesa

Por: Luis Resende


Medicina Veterinária Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa, é uma ciência médica milenar que visa restabelecer a saúde do paciente através de uma abordagem holística onde são considerados, para além dos fatores físicos, fatores emocionais, hereditários e ambientais. 
Tal como em humanos, a Medicina Veterinária Tradicional Chinesa utiliza uma linguagem metafórica para descrever a patofisiologia da doença e os padrões de tratamento. Esta combina várias disciplinas como a Acupunctura, a Fitoterapia, a Nutrição e Tui-Na de forma a tratar situações de excesso ou deficiência. 
 
O que é a Acupunctura? 
 A acupunctura é um dos ramos da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza os princípios desta última como base para a sua aplicação e ações O tratamento consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos com o objetivo de promover uma resposta de cura do organismo, equilibrando o Yin e o Yang e promovendo o fluxo de Qi (energia) e de sangue.

 Numa abordagem ocidental, a acupunctura baseia-se em conceitos de neuroanatomia e neurofisiologia. Nos últimos 40 anos, foram realizados estudos que demonstraram os mecanismos fisiológicos envolvidos na ação da acupunctura, principalmente no alívio da dor e na libertação de opióides endógenos. Estudos mais recentes, de imagem por ressonância magnética funcional, demostraram que a estimulação de pontos de acupunctura tradicionais originam respostas distintas em áreas específicas do encéfalo, sendo essa resposta diferente quando estimulados outros pontos do mesmo segmento medular ou mesmo pontos vizinhos. 

 Ã‰ uma modalidade terapêutica aceite pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1979, sendo procurada por muitos cuidadores de animais, os quais desejam um complemento às terapias já em curso. 
 Para a maioria dos animais o tratamento é indolor. No entanto, alguns pontos são mais sensíveis podendo ser manifestado algum desconforto aquando da aplicação da agulha, bem como uma sensação de dormência. Muitos dos animais ficam relaxados e alguns chegam a adormecer durante o tratamento.

Fontes:

http://www.spma.pt/

https://www.ivas.org/

http://www.abva.co.uk/

http://www.aava.org/



Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.