| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Já ouviu falar em dirofilária? Proteja o seu cão ou gato!

Por: Júlia Costa


A Dirofilariose, também conhecida por lombriga ou verme do coração é uma doença transmitida por mosquitos, por isso, qualquer cão pode ser infectado, a qualquer idade. 
As lombrigas (filárias) podem ter mais de 30 cm de comprimento e alojam-se normalmente no lado direito do coração e artérias pulmonares. 
Há zonas do nosso país onde a doença é mais prevalente: Ribatejo, Alentejo, Algarve e Ilha da Madeira. Se viajar por estes locais deve ter em conta que o risco do seu companheiro ser infectado é maior.
A prevenção pode ser feita de várias maneiras: pipetas mensais com acção nas lombrigas (não são as que dão para pulgas, carraças e mosquitos), comprimidos mensais ou uma injecção anual. Aconselhe-se com os seu veterinário, para este lhe dar a solução que melhor se adequa ao seu cão. 
Com as alterações do clima que vivemos ultimamente, observando-se a ausência de diferenças entre as estações do ano, aconselho prevenção ao longo de todo o ano, e não só nos meses quentes. 
Os sinais da doença aparecem meses depois do animal ser picado e são variáveis, podendo começar por ser subtis: cansaço, tosse crónica ( confundido com engasgamento), perda de peso; ou ser mais severos como falta de ar, urina com sangue, febre, ascite ( barriga inchada com líquido), por ex. 
Não se deve esperar pelos sintomas para testar se o animal está infectado ou não. 
O tratamento desta doença é arriscado, podendo causar tromboses fatais. É essencial que no decorrer deste o animal esteja em repouso absoluto.
Os gatos também podem ser afectados, apesar de não ser a espécie mais afectada. Há gatos infectados que não têm sinais, outros têm sinais respiratórios crónicos, vómitos ou morte súbita. Por isso, se o seu veterinário achar que deve, faça também a prevenção da doença no seu gato.

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.