| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Tem um novo animal de estimação? Então tome nota!

Por: Ana Matias


Em primeiro lugar, o seu novo animal de estimação deve ter um espaço próprio para ele, onde se sinta confortável e onde possa brincar e aprender. Deve ser alimentado com ração indicada para a espécie, idade e raça, pois existem necessidades alimentares específicas que vão mudando ao longo do seu crescimento. As rações secas classificadas como super-premium são as aconselhadas, por serem de melhor qualidade e trazerem mais benefícios para a vida do seu animal. Lembre-se que um dos melhores investimentos que poderá fazer para o futuro do seu patudo é dar-lhe um bom alimento! Quanto à hora das refeições devemos optar pelo que é mais prático para si e para o seu animal. O ideal será, no caso dos cães, fazer refeições em horários certos, ou seja, expor o alimento ao animal durante cerca de 10 minutos por refeição. Caso o cão opte por não comer, a ração deve ser recolhida e administrada na refeição seguinte. O número de refeições depende de cada animal e varia com a sua idade. A maioria dos cachorros faz, inicialmente, três ou quatro refeições por dia que, posteriormente, poderão ser reduzidas para duas. No caso dos gatos, a comida poderá estar sempre à sua disposição ou optar-se pelo regime das refeições como nos cães. Relativamente à água, deverá estar sempre disponível e é importante que seja mudada várias vezes ao longo do dia. 


Outro ponto a salientar é a educação. Lembre-se que quanto mais jovem é o seu animal, mais facilmente aprende o que lhe quer transmitir, por isso há que haver um equilíbrio entre a brincadeira e o momento certo para a aprendizagem. 

Os cuidados de higiene como os banhos, a escovagem do pelo, a limpeza de olhos, de ouvidos e de dentes, e o corte de unhas são outras considerações a ter em conta e que devem ser conversadas na primeira visita ao Médico Veterinário, já que diferem de animal para animal. 

O protocolo mais adequado de desparasitação interna e externa para o seu animal deve ser outra das questões colocadas ao Médico Veterinário logo de início. Os cães e os gatos podem ter dois tipos de parasitas: os internos (as chamadas “lombrigas”) e os externos (pulgas, carraças, piolhos, ácaros, mosquitos), muitos deles transmitem-se aos humanos, por isso ao protegermos os nossos animais acabamos por protegermo-nos também. 

Por fim, a vacinação dos cães e dos gatos tem início às 6 e às 8 semanas de idade, respectivamente, e é a melhor forma de prevenção contra as principais doenças infecto-contagiosas. Até o seu animal ter completado o protocolo vacinal, não é conveniente que passeie em zonas não controladas, frequentadas por outros animais com estados de saúde desconhecidos. No entanto, a idade da vacinação coincide com o período mais importante para sociabilizar. Assim sendo, encontre estratégias seguras que lhe permitam mostrar-lhes o Mundo que os rodeia sem os colocar em perigo: leve-os a passear ao colo ou de carro para que se habituem a ouvir ruídos e ver pessoas diferentes, e caso conheça amigos/colegas que tenham animais vacinados, desparasitados e saudáveis permita que brinquem uns com os outros! Aproveite todos os momentos com o seu patudinho, porque ele vai agradecer e retribuir da melhor forma!


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.