| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Gatos

Por: Filipe Bragança


O gato doméstico (felis catus) percorreu um longo percurso até aos dias modernos. A sua interação com o homem começou há mais de 10 mil anos, e cedo a capacidade de afastar roedores fez com que estes ágeis caçadores assumissem utilidade junto das primeiras civilizações. Hoje o gato assume um papel fundamentalmente diferente, o de animal de companhia. De facto o espaço reduzido e o crescimento vertical tem conduzido a uma tendência crescente da escolha do gato como principal animal de companhia. Claro que os cães ainda ocupam, na esmagadora maioria das sociedades ocidentais, o lugar de destaque - mas o aumento da população de gatos começa a revelar-se muito pertinente. Assim resolvemos fazer um breve artigo sobre gatos, especialmente útil para quem pouco sabe sobre eles.   


Sabia que existem atualmente mais de 200 raças de gatos?

As raças distinguem-se, entre si, pelo tamanho, tipo e cor de pelagem, temperamento, entre outras características. Apesar da diversidade de raças de gatos, o surgimento da maior parte destas é relativamente recente. Algumas surgiram naturalmente, enquanto outras foram desenvolvidas através de cruzamentos planeados, tal como é feito nos cães, com o intuito de promover determinadas características.

Como exemplo disto temos os gatos da raça Munchkin que apresentam patas curtas, enquanto, outros gatos como o Bengal, exibem características opostas.

Legenda: Gato de raça Munchkin apresenta os membros pouco compridos

As raças de gatos apresentam uma grande variedade de cores e padrões e podem ser divididas em 3 categorias distintas:
1. Pelagem longa,
2. Pelo curto,
3. Pelagem rala.

Outro aspecto interessante é a cor dos olhos. Sabia que esta pode também estar relacionada a certas raças? 

Os Persas, por exemplo, costumam apresentar a íris da mesma cor da pelagem.


Sabia que, regra geral, os gatos não precisam de banho?

Os gatos são muito cuidadosos com a sua higiene, pelo que, um gato saudável não precisa de banho. Contudo, a escovagem, é necessária em gatos com pêlo comprido, como é o caso do gato Persa. Mas há outros cuidados a ter, como por exemplo  a limpeza dos ouvidos. Esta deve ser externa e com um algodão humedecido com soro fisiológico. 

Achou o artigo curto? Este artigo é apenas apenas um ensaio e desejamos futuramente aprofundar. Agradecemos que nos indique as principais curiosidades que tem sobre gatos. Deixe um simples comentário.


Fonte: 
1. Cuidar de animais por OMV 
2. Guia de raças consultado aqui:  http://www.guiaderacas.com.br/gatos/racas/


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.