| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

5 coisas que não sabe sobre o seu pet

Por: Anabela Rosa Velho


1- Os cães não são daltónicos

Não é verdade que os cães apenas veem a preto e branco. Eles apercebem-se das cores, mas não da mesma forma que nós. A pesquisa em oftalmologia veterinária determinou que os cães veem como os humanos que não se apercebem do vermelho. Sendo assim, os cães conseguem distinguir tons de azul ou verde, mas não de vermelho. Um cão vê uma bola cor-de-laranja num relvado como uma mancha verde pálida sobre um solo em tons de verde!

2- Podemos ensinar truques novos a um cão velho

Com paciência, compreensão e amor é possível ensinar truques novos a um cão velho, consoante o que se tenta ensinar… ou desensinar, o que é habitualmente mais difícil. Como os humanos, os cães podem aprender a qualquer idade – é apenas difícil desembaraçarem-se de hábitos adquiridos. 

3- Os felinos conseguem prever tremores de terra

Os gatos podem prever tremores de terra. Felinos foram observados a exibir um comportamento estranho – miados excessivos, correr desenfreadamente, raspar as portas – algumas horas antes do início de grandes tremores de terra. Pensa-se que eles sintam talvez as primeiras vibrações, muito fracas, ou o aumento de eletricidade estática que acompanha um tremor de terra. 

4- Os gatos são motivados pela comida, não pelos mimos e elogios

Contrariamente aos cães, os gatos não aprendem truques para agradar ao dono. Podemos ensinar-lhes alguns truques, como ir buscar brinquedos ou saltar dentro de arcos, mas será necessário provar grande perseverança e paciência… e dar muitos reforços positivos em forma de alimentos saborosos!

5- O valor de um nariz

O nariz de um cão contém cerca de 4 vezes mais células olfativas do que o de um gato e 14 mais do que o de um humano. Daí o cão poder ajudar-nos na detecção de pessoas desaparecidas, drogas ilícitas, térmitas, entre outros. Eles também podem detetar o cheiro de uma refeição em qualquer lugar da casa!


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.