| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Tempo quente, praia - conheça 4 riscos para o seu cão

Por: Anabela Rosa Velho


A areia, o sol e a água de mar são fantásticos para o seu cão se descontrair e divertir. No entanto deve estar consciente que existem alguns perigos ligados ao ambiente da praia, para os quais se deve precaver para evitar situações infelizmente recorrentes nas clínicas veterinárias costeiras.

Quais são os perigos? 

1) Golpe de calor

2) Queimadura solar

3) Perigos da areia e água do mar

4) Afogamento

[Golpe de calor]

O seu cão não tolera o calor tão bem como nós o toleramos. Os cães não transpiram, logo a termorregulação é feita apenas pela respiração, mantendo a boca aberta e a língua de fora. 

Se o cão se exercitar muito ou o calor for muito forte pode entrar em hipertermia, ou “golpe de calor”. Os sintomas são: dificuldade respiratória e respiração ruidosa, gengivas avermelhadas, hipersalivação, saliva espessa e colante. Se o estado se agravar pode detectar: gengivas pálidas (estado de choque), decúbito com os membros a pedalar, temperatura corporal elevada (> 45ºC), diarreia sanguinolenta. 

O que fazer? Deve agir com urgência, para diminuir a temperatura corporal: aplicação de água fria sobre o corpo, saco de gelo sobre a cabeça, levá-lo imediatamente ao Médico Veterinário. 

A prioridade é impedir que sequelas neurológicas se instalem. 

Na praia evite o exercício excessivo e tenha sempre uma sombra disponível e água fresca para o seu cão.

[Queimadura solar]

Os cães de pelo branco ou claro são sensíveis aos raios UV. É então aconselhável aplicar nas zonas  sensíveis cremes solares de proteção total, adaptados a cães. São desaconselhados cremes de uso humano que contenham óxido de zinco ou PABA, que tem efeitos alergizantes sobre a pele e tóxicos para o fígado dos cães.

[Perigos da areia e da água do mar]

Cuidado com a areia, que se pode inserir no olho e provocar inflamações. Estas situações são dolorosas e podem provocar blefarospasmo (o cão pisca dos olhos frequentemente), tocar nos olhos frequentemente com as patas, corrimento ocular, conjuntiva avermelhada.

É importante utilizar uma loção ocular fisiológica (o seu farmacêutico sabe qual) para limpar os olhos 

sempre que suspeitar que o seu cão tem um grão de areia num olho. Se ao limpar constatar lesões na córnea ou conjuntiva avermelhada leve o seu cão ao Médico Veterinário.

A areia muito quente pode também provocar queimaduras nas almofadas plantares das patas do seu cão. Não hesite em levar o seu cão ao colo nos momentos em que a reia está muito quente. Se observar uma lesão ou uma ferida na pata do seu cão faça-lhe um penso e leve-o ao Médico Veterinário. 

Evite que o seu cão coma areia, pois isso pode provocar inflamações no trato gastro-intestinal. 

Evite que o seu cão beba água do mar, pois pode ficar intoxicado com o cloreto de sódio nela presente.

[Afogamento]

O afogamento pode causar morte e frequentemente quando não conduz à morte pode haver complicações tardias resultantes da aspiração de água. Muitos estudos revelam cerca de metade dos cães que sobrevivem ao afogamento morrem em quatro meses. 

Se o seu cão se agora retire-o imediatamente da água, mantendo a cabeça mais baixa que o corpo, use toalhas para o efeito. Se não houver sinais de vida, então fecha a boca do seu cão e sopre nas narinas, seguidamente deite a cabeça e pressione o peito delicadamente para expelir o ar. Repita o procedimento. Assim que este começar a respirar procure de imediato ajuda veterinária.
 

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.