
Guia do CĂŁo - Portal informativo sobre cĂŁes, gatos e outros animais.

Embora os cĂŁes nĂŁo precisem de tomar banho diariamente hĂĄ uma necessidade de o fazerem com determinada regularidade. A frequĂȘncia do banho varia com muitos factores como por exemplo o ambiente e o tipo de pĂȘlo.
EntĂŁo como devemos fazer?
Genericamente um banho por mĂȘs Ă© suficiente para a grande maioria das raças.
Raças com pĂȘlo mais oleoso como Ă© caso dos Basset Hounds podem precisar de banhos com mais frequĂȘncia. Nestas raças o cheiro pode tornar-se desagradĂĄvel, especialmente num apartamento, se o cĂŁo nĂŁo tomar uma banho semanal ou pelo menos de duas em duas semanas. Nestes casos os cheiros podem tambĂ©m ser atenuados com a ajuda de uma boa alimentação.
Raças de pĂȘlo curto e macio como os Beagles ou os Weimaraners podem fazer banhos com menos frequĂȘncia que a maioria das raças. Os Basenjis, uma raça oriunda de Ăfrica, possuĂ uma higiene prĂłpria fastidiosa tornando a necessidade de banho muito pouco frequente.
Raças com pĂȘlo possuidor de camada repelente de ĂĄgua, como os Golden Retrievers, devem tomar banho com menos frequĂȘncia de forma a preservar os Ăłleos que conferem a capacidade hidrofĂłbica do pelo.
Raças com pĂȘlo duplo ou grosso, como os Samoiedos ou os Malamutes, assim como outras raças do hemisfĂ©rio Norte, beneficiam de banhos menos regulares e de escovar o pĂȘlo regularmente de forma a tirar o pĂȘlo velho e espalhar os Ăłleos naturais.
Para saber mais sobre os tipos de pĂȘlo, recomendamos a leitura do artigo neste link:
http://www.boladepelo.pt/tipo-pelo-cao-cuidados/
Importante reter que a frequĂȘncia do banho do seu cĂŁo Ă© um pouco de senso comum e de sensibilidade. Se o odor Ă© desagradĂĄvel talvez seja a altura de abrir a torneira e preparar o banho ou de procurar um serviço profissional. Ă igualmente importante, a sensibilidade para, nĂŁo efetuar banhos com mais frequĂȘncia do que o necessĂĄrio. O exagero pode levar Ă perda dos Ăłleos naturais levando consequentemente a descamaçÔes da pele, perda do brilho do pĂȘlo, entre outros problemas. Aproveite a prĂłxima consulta de vacinação ou desparasitação e aconselhe-se com o seu veterinĂĄrio caso tenha dĂșvidas sobre o assunto.
Fontes:
1. Bola de PĂȘlo.pt (citado em texto)
2. Dogtime.com (mĂșltiplos artigos)
3. Pets.webmd.com (Amy Flowers - DVM)