| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Quantos dentes tem afinal o seu cão?

Por: Guia do Cão


Um humano adulto tem 32 dentes, mas será que este é o número que vai encontrar se decidir contar os dentes do seu cão? Não. Efetivamente o número de dentes vai variar, dependendo da idade. Curiosamente os cães também têm dentição decídua, isto é, dentes de leite. Os dentes de leite aparecem por volta do primeiro mês de idade, na altura que os animais preparam-se para fazer a transição do leite para outros alimentos. Esta dentição é, entretanto, completamente substituída até ao sétimo mês. Até lá os pequenotes apresentam 28 dentes, sendo a fórmula dentária dada por:

 2x(3/3 Incisivos 1/1 Caninos 3/3 Pré molares) = 28 dentes.

O cão adulto vai apresentar 42 dentes, porque ao contrário dos cachorros pequenos vai ter um dente pré molar extra (em cada arcada) e 2 molares na arcada superior e três na inferior. A fórmula é dada por:

 2x(3/3 Incisivos 1/1 Caninos 4/4 Pré molares 2/3 Molares) = 42 dentes.

Os incisivos surgem às 4 semanas e os caninos à quinta semana, mas o normal é estarem formadas pela sexta semana altura que há a erupção dos pré-molares.  Nos adultos, a dentição permanente surge com os incisivos por volta dos 3-5 meses, seguindo-se os caninos e dos pré molares ao quarto mês (indo até ao sexto ou quinto mês) e por último os pré-molares que surgem ao quinto mês (podendo ir até sétimo). Simplificando temos:


Dentes de leite Dentes Definitivos
Incisivo  4-6 semana 3-5 meses
Canino  5-6 semana 4-6 meses
Pré-molar 6 semanas 4-5 meses
Molar
5-7 meses

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.