| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Chocolate pode estragar a Páscoa do seu patudo! Partilhe

Por: Guia do Cão


O costume de trocar ou oferecer ovos de chocolate na Páscoa tem por base uma tradição mais antiga. Antigamente, durante esta altura do ano, era comum decorar ovos de galinha ou pintar estes de vermelho, em representação do sangue e resureição de Cristo - esta prática continua perpertuada, por exemplo, pelos Cristãos ortodoxos na Grécia.

Independentemente da origem quase todos gostamos de chocolate. Nesta altura o consumo é maior e frequentemente temos vontade de partilhar com aqueles olhos lindos que os nossos patudos sabem fazer quando querem alguma coisa. Não o faça! O chocolate é de facto tóxico para cães. Obviamente a toxicidade do chocolate vai depender de factores próprios como o tipo de chocolate, mas também de factores externos como a quantidade consumida e o tamanho do cão.

Mas porque é que o chocolate é tóxico?
O chocolate possuí uma componente designada de Teobromina. Esta é facilmente metabolizada, por nós humanos, mas os nossos cães metabolizam-na de forma lenta levando a acumulação que atinge níveis tóxicos.

Quais são os efeitos do chocolate?
Raças grandes conseguem consumir mais chocolate até apresentarem sinais de que algo está errado. Se o consumo for muito pequeno o mais provável é verificarmos uma diarreia e vómitos. A intoxicação por teobromina é marcada, inicialmente, pela hiperactividade, podendo observar-se:
-tremores musculares
-ritmo cardíaco irregular
-convulsões
-hemorragia interna
-ataque cardíaco

Um quadrado de chocolate pode fazer isso tudo?
Não. Embora a nossa recomendação seja não dar chocolate de todo, é pouco provável que um quadrado cause a intoxicação. Mas se verificar qualquer sintoma, dos acima referidos, após a ingestão, de qualquer quantidade, de chocolate leve o seu cão de imediato ao veterinário.

Desejamos a todos uma páscoa feliz,
Equipa do Guia do Cão


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.