| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Vamos lá entender o Calendário de Vacinação dos cães

Por: Filipe Bragança


A Vacinação confere proteção ao seu cão de muitas doenças potencialmente mortais para o próprio e outras, transmissíveis aos humanos, como é o caso da Raiva ou da leptopsirose, entre outras.

A primeira grande dúvida surge em relação ao início da vacinação. É necessário entender que o esquema vacinal vai variar mediante a idade do animal e outras circunstâncias, como por exemplo, este pertencer a um grupo de risco.

Existe, em Portugal, uma vacina que é obrigatória por lei (Aviso nº 7957/2013, de 4 de junho (D.R. 2ª série, nº 118, de 21 de junho de 2013)), e necessária para o registo na Camara Municipal, que é a vacina anti-rábica. Esta deve ser administrada a partir dos 3 meses, sendo frequente os veterinários recomendarem às 18 semanas, e é necessário re-vacinar de acordo com a duração da imunidade. Esta duração depende do fabricante. Ver lista completa em Fonte 1 (link abaixo).

Existem para além, da vacina a da raiva, outras vacinas (de primovacinação) que são importantes para prevenirem doenças como a esgana, parvovirose, leptospirose, hepatite canina (adenovírus), entre outras. Veja mais sobre estas doenças (clique na imagem abaixo):


Regra geral, os veterinários recomendam o seguinte:
-Se for um cachorro com menos de 16 semanas, podem ser feitas 3 vacinas ou se for mais velho, 2 vacinas. As re-vacinações são geralmente anuais.
-Se tiver mais do que 16 semanas, 2 vacinas administradas com 3-4 semanas de diferença.


A recomendação do protocolo nos cachorros é: iniciar a vacina às 8 semanas de idade (2 meses) e repetir a cada 3 a 4 semanas até o animal contar com 14 semanas a 4 meses de idade. Neste esquema o cachorro é habitualmente vacinado às 8 semanas, e é administrado um reforço 3-4 semanas depois, desde que este tenha 3 meses de idade.
Em cachorros, considerados como pertencentes a grupos de risco como, por exemplo apanhados na rua ou com uma mãe não vacinada, pode ser necessário administrar a primeira vacina um pouco mais cedo. Nesse caso administra-se geralmente às 6 semanas, uma vacina para a Parvovirose e Esgana, seguindo-se outras duas: às 12 semanas (Parvovirose, Esgana, Parainfluenza e Leptospirose ) e às 15-16 semanas (o reforço desta segunda vacina).

Outras vacinas que podem ser administradas mediante a recomendação do seu veterinário são:
-Tosse do Canil
-Leishmania
Os protocolos dependem do fabricante da vacina e do esquema que o seu veterinário achar mais adequado. Pergunte na próxima consulta.

Siga outras recomendações que o seu veterinário possa dar, como: 1. evitar as idas à rua até a vacina surtir efeito (mas é importante deixar que o animal faça uma boa socialização com animais protegidos e pessoas) ou 2. eventualmente não dar banho após a vacina (esta recomendação, do seu veterinário, pode acontecer em consequência deste acreditar que o cachorro possa desenvolver uma constipação, ou outra condição, e ficar com o sistema imunitário ocupado com o problema e não em criar anticorpos vacinais).

Nota: Em países em que a Raiva é considera endémica, os veterinários podem recomendar o reforço da vacina anti-rábica no primeiro ano.

Fonte 1: Aviso 7957
http://www.vetbiblios.pt/LEGISLACAO_TECNICA/AVISOS_EDITAIS_DESPACHOS/Avisos/Nota_Explicativa_Aviso_7957-2013_21-06.pdf
Fonte 2: WSAVA
http://www.wsava.org/sites/default/files/Vaccination%20Guidelines%20for%20Cats%20and%20Dogs%202010.pdf
Fonte 3: Hospital Veterinário de Lisboa
http://www.hospitalveterinario.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=126&Itemid=115
Fonte 4: HouseVet
http://www.housevet.pt/?servicos=vacinacao


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.