| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Multa até 600 Euros para cães e gatos soltos no carro

Por: Guia do Cão


Se costuma andar com o seu patudo à solta no carro saiba que tal pode constituir uma infração ao Código da Estrada punível com uma multa que pode ir dos 60 a 600 Euros. Para circular com o seu patudo dentro da lei deve ainda ter:
-Boletim de vacinas
-Registo do animal

Embora a lei apenas refira que o animal não deve prejudicar a condução, cabe ao agente de autoridade avaliar se o condutor está a transportar o seu patudo da forma mais conveniente sem afetar a visibilidade ou prejudicar a condução. Assim, o mais adequado é usar uma caixa transportadora que evite que os animais se consigam deslocar de uma lado para o outro. Há também particularidades no transporte de cada espécie que devem ser tidas em conta. Por exemplo, nos cães grandes, uma opção é o cinto de segurança de aplique peitoral, que em caso de acidente previne o estrangulamento. Existem ainda soluções como redes ou grelhas divisórias que podem ser aplicáveis aos animais transportados na mala do carro. No caso dos gatos, sensíveis ao barulho, uma manta fina sobre a caixa de transporte, que permita a entrada e circulação de ar, pode diminuir substancialmente o stress de viagem.

 Se a viagem vai ser longa certifique-se também que:

-dê quantidade de ração menor que a habitual por causa dos enjoos e vómitos, 
-o habitue a andar de carro antes da viagem, 
-utilize sempre que possível caixas transportadoras apropriadas para o tamanho e com cinto de segurança específico, 
-certifique-se que há sempre ventilação e renovação do ar, 
-verifique se a temperatura não é muito elevada, pode por exemplo regular - abrindo um vidro traseiro, mas atenção não os deixe completamente abertos, 
-faça paragens regulares para que possa diminuir o stress e para que animal possa fazer as necessidades, em caso de não poder parar certifique-se que protegeu o veículo contra um possível. 


Fonte 1: Código da Estrada Art 56º
Fonte 2: Veterinária Atual
http://www.veterinaria-atual.pt/viagens-de-carro-com-animais-soltos-ou-com-a-cabeca-na-janela-pode-implicar-multa-ate-600/
Fonte 3: Hospital Veterinário da Maia
http://www.hospitalveterinariodamaia.com/transporte-de-animais-em-automovei


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.