| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

O outro lado de ser Médico Veterinário

Por: Ana Matias


Quantos de nós ouvimos que somos “Veterinários porque gostamos de animais”? Possivelmente o comentário mais comum quando revelamos a nossa profissão e aquele que mais nos aborrece. É verdade absoluta que só consegue ser Veterinário quem gosta realmente do que faz e não só quem gosta de animais. Ser Veterinário ultrapassa os limites do gostar, acreditem. Somos confrontados, diariamente, com inúmeras situações que põem à prova a nossa resistência física e psicológica. Ser Veterinário não passa apenas por examinar animais, realizar exames complementares, formular raciocínios clínicos ou diagnósticos. Ser Veterinário implica criar uma ligação, não só com o nosso paciente, mas também com o nosso cliente. Eis a dor de cabeça da nossa profissão! Torna-se complicado aprendermos a lidar com a porção menos técnica da Veterinária e compreendermos os laços que se criam, porque os estudos nunca nos prepararam para tal. 

Sem dúvida que o nosso sucesso e as nossas vitórias são o que nos gratifica no final dos dias, no entanto são poucos os Veterinários que aceitam as falhas. Quando o nosso colega Iran Gordon escreve que “temos de aprender que, embora façamos tudo certo, até um tratamento com uma taxa de sucesso de 95% pode falhar” e “embora nos custe admitir e aceitar, tratamentos podem matar pacientes”, deixa-nos a pensar… Quando um caso corre menos bem e o paciente não responde à terapêutica, por motivos que nos transcendem, afundamo-nos num mar de questões e culpabilizamo-nos, sofrendo por nós, pelo paciente que tentámos ajudar e pelo cliente que, por vezes não entende que existe variabilidade individual e circunstancial, e deposita todo o seu desgosto e descrédito sobre o nosso trabalho. Porém, existe também o outro lado da moeda, o cliente compreensivo e que nos agradece pelo empenho e dedicação, mesmo quando o desfecho não é o melhor. Ainda assim… sofremos junto dele.


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.