| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

COMO TORNAR O NATAL E A PASSAGEM DE ANO DOS NOSSOS ANIMAIS EM DIAS MENOS STRESSANTES?

Por: Guia do Cão


Com a aproximação desta época festiva, tão aguardada e desejada durante todo o ano pelos humanos, aproximam-se também momentos de muito stresse para muitos dos nossos animais de companhia. Tratando-se o Natal da reunião familiar (por vezes tão esquecida e sendo apenas uma época de consumismo em que a verdadeira partilha e união passou a ser secundária), as nossas casas irão encher-se de pessoas. Mas as reações dos nossos animais que vivem nestas casas “invadidas” poderá não ser a melhor e muitos problemas poderão decorrer durante esta época, e depois manterem-se como uma alteração comportamental após o fim da mesma.

Assim, venho falar-vos de alguns cuidados que deveremos ter para que, mesmo sendo a reunião da família, da qual fazem parte e poderão não usufruir da nossa alegria deste encontro anual, os animais possam pelo menos passá-la com o menor stresse possível. Por isso, o primeiro passo a fazer é garantir que o animal tem um local onde se possa esconder e sentir-se seguro. Este local deverá estar sempre disponível quando se sente ameaçado, o que não significa fechá-lo numa divisão da casa! Caso seja um gato, não se esqueça de garantir que nesta zona de segurança à prova de “invasores” (i.e. só entram apenas os animais e os tutores) há locais altos para onde possam subir. Desta forma conseguirão sentir-se mais protegidos.

Além disso, neste local deverão estar disponíveis vários cobertores e mantas que permitam esconderem-se e conseguirem abafar um pouco os ruídos que os possam incomodar ou garantir a cortina invisível de segurança que tanto gatos como cães muitas vezes desejam. Poderá deixar também uma peça de roupa sua, com o seu odor, para que se sinta mais confortável pela sua presença indireta. Poderá deixar nesta divisão algumas guloseimas ou algum “prato especial” para que faça uma boa associação e reduza a tensão, mas não se admire se não comer. Na maioria dos casos, em situações de elevado stresse não haverá apetite disponível. E uma vez que falamos de comida, lembre-se que precisamos de especial cuidado no que diz respeito a alimentos e produtos tóxicos que estão tão facilmente disponíveis nesta altura: chocolate e passas. Algumas plantas sazonais natalícias poderão também ser tóxicas, por isso preste atenção onde as coloca.

Uma vez que na passagem de ano há frequentemente lançamento de foguetes e fogos de artifício, as luzes que para nós são de uma beleza extraordinária, poderão ser mais um estímulo causador de stresse e desenvolver medos ou fobias. Por isso, as janelas deverão estar fechadas, bem como as cortinas, de forma a manter a divisão escura e abafar ao máximo o som produzido. Durante os fogos de artifícios, poderá recorrer ainda ao uso de tampões auriculares, tendo especial atenção para que não entrem demasiado no conduto auditivo e depois sejam impossíveis de ser retirados. Mas a aplicação destes tampões também deverá ser treinada e feita gradualmente, sempre associada com um reforço positivo, uma vez que dificilmente o animal irá aceitar a colocação deste tipo de material logo à primeira vez.

Lembre-se também que nunca deverá castigar o seu animal ou obrigá-lo a sair do local onde se sente seguro. Poderá tentar distraí-lo recorrendo a jogos ou guloseimas que lhe mudem a emoção que está a sentir. E deverá tentar mostrar- se sempre o mais calmo possível e nada preocupado.

O uso de feromonas sintéticas, também será útil, uma vez que conseguimos o apaziguamento e a tranquilidade transmitida por este “odor” libertado no ambiente. O difusor deverá ser ligado pelo menos uma semana antes das festas e continuar até cerca de um mês após terminar a época festiva. Estes difusores poderão ser adquiridos em qualquer clínica veterinária. No caso de saber que o seu animal irá ficar demasiado ansioso neste período, deverá falar antecipadamente com o seu médico veterinário que lhe recomendará medicação adequada ou um suplemento alimentar, denominado nutracêutico (como o L-triptofano, caseína ou teanina), que poderão ser fundamentais para ajudar a ultrapassar estes momentos de verdadeiro terror na perspetiva do animal. Seja medicação ou suplementação alimentar, deverá ser iniciada com alguma antecedência para conseguirmos uma disponibilidade fisiológica do princípio ativo que irá garantir o efeito desejado durante toda a época.

Mas se já anteriormente identificámos todo este problema comportamental, todas estas medidas são de emergência, mas deverá compreender que o seu animal precisa de ajuda especializada. Com um plano adequado de modificação comportamental e algum apoio médico, poderemos antecipada e atempadamente conseguir resultados toleráveis quer para o animal como para o tutor. No Centro para o Conhecimento Animal © encontra vários profissionais que estão à sua disposição para o ajudar quer na prevenção como na resolução destes e de outros problemas de comportamento (www.cpcanimal.pt).

Agora que já sabe o que fazer, antecipe-se e prepare adequadamente esta época de alegria e felicidade para todos os animais, humanos e não-humanos. E para terminar, apenas uma lembrança que não poderia deixar de mencionar aqui. Os animais não são prendas apenas para serem dadas pelo Natal, mas sim para a vida. Por isso, antes de decidir oferecer um animal pondere e decida que está realmente preparado para esta nova aventura da sua vida e um aumento do seu agregado familiar, pois cada vez mais temos mais família multi-espécies nos nossos lares. A adoção de um animal abandonado tornará obviamente o Natal ainda mais repleto de magia para todos, mas esta adoção tem de ser ponderada. Desejo um Natal mágico para todos e que em 2016 haja menos abandono e mais lares para os animais.

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.