| | |

Guia do C√£o - Portal informativo sobre c√£es, gatos e outros animais.

Condi√ß√Ķes de utiliza√ß√£o

COMO TORNAR O NATAL E A PASSAGEM DE ANO DOS NOSSOS ANIMAIS EM DIAS MENOS STRESSANTES?

Por: Guia do C√£o


Com a aproxima√ß√£o desta √©poca festiva, t√£o aguardada e desejada durante todo o ano pelos humanos, aproximam-se tamb√©m momentos de muito stresse para muitos dos nossos animais de companhia. Tratando-se o Natal da reuni√£o familiar (por vezes t√£o esquecida e sendo apenas uma √©poca de consumismo em que a verdadeira partilha e uni√£o passou a ser secund√°ria), as nossas casas ir√£o encher-se de pessoas. Mas as rea√ß√Ķes dos nossos animais que vivem nestas casas ‚Äúinvadidas‚ÄĚ poder√° n√£o ser a melhor e muitos problemas poder√£o decorrer durante esta √©poca, e depois manterem-se como uma altera√ß√£o comportamental ap√≥s o fim da mesma.

Assim, venho falar-vos de alguns cuidados que deveremos ter para que, mesmo sendo a reuni√£o da fam√≠lia, da qual fazem parte e poder√£o n√£o usufruir da nossa alegria deste encontro anual, os animais possam pelo menos pass√°-la com o menor stresse poss√≠vel. Por isso, o primeiro passo a fazer √© garantir que o animal tem um local onde se possa esconder e sentir-se seguro. Este local dever√° estar sempre dispon√≠vel quando se sente amea√ßado, o que n√£o significa fech√°-lo numa divis√£o da casa! Caso seja um gato, n√£o se esque√ßa de garantir que nesta zona de seguran√ßa √† prova de ‚Äúinvasores‚ÄĚ (i.e. s√≥ entram apenas os animais e os tutores) h√° locais altos para onde possam subir. Desta forma conseguir√£o sentir-se mais protegidos.

Al√©m disso, neste local dever√£o estar dispon√≠veis v√°rios cobertores e mantas que permitam esconderem-se e conseguirem abafar um pouco os ru√≠dos que os possam incomodar ou garantir a cortina invis√≠vel de seguran√ßa que tanto gatos como c√£es muitas vezes desejam. Poder√° deixar tamb√©m uma pe√ßa de roupa sua, com o seu odor, para que se sinta mais confort√°vel pela sua presen√ßa indireta. Poder√° deixar nesta divis√£o algumas guloseimas ou algum ‚Äúprato especial‚ÄĚ para que fa√ßa uma boa associa√ß√£o e reduza a tens√£o, mas n√£o se admire se n√£o comer. Na maioria dos casos, em situa√ß√Ķes de elevado stresse n√£o haver√° apetite dispon√≠vel. E uma vez que falamos de comida, lembre-se que precisamos de especial cuidado no que diz respeito a alimentos e produtos t√≥xicos que est√£o t√£o facilmente dispon√≠veis nesta altura: chocolate e passas. Algumas plantas sazonais natal√≠cias poder√£o tamb√©m ser t√≥xicas, por isso preste aten√ß√£o onde as coloca.

Uma vez que na passagem de ano h√° frequentemente lan√ßamento de foguetes e fogos de artif√≠cio, as luzes que para n√≥s s√£o de uma beleza extraordin√°ria, poder√£o ser mais um est√≠mulo causador de stresse e desenvolver medos ou fobias. Por isso, as janelas dever√£o estar fechadas, bem como as cortinas, de forma a manter a divis√£o escura e abafar ao m√°ximo o som produzido. Durante os fogos de artif√≠cios, poder√° recorrer ainda ao uso de tamp√Ķes auriculares, tendo especial aten√ß√£o para que n√£o entrem demasiado no conduto auditivo e depois sejam imposs√≠veis de ser retirados. Mas a aplica√ß√£o destes tamp√Ķes tamb√©m dever√° ser treinada e feita gradualmente, sempre associada com um refor√ßo positivo, uma vez que dificilmente o animal ir√° aceitar a coloca√ß√£o deste tipo de material logo √† primeira vez.

Lembre-se também que nunca deverá castigar o seu animal ou obrigá-lo a sair do local onde se sente seguro. Poderá tentar distraí-lo recorrendo a jogos ou guloseimas que lhe mudem a emoção que está a sentir. E deverá tentar mostrar- se sempre o mais calmo possível e nada preocupado.

O uso de feromonas sint√©ticas, tamb√©m ser√° √ļtil, uma vez que conseguimos o apaziguamento e a tranquilidade transmitida por este ‚Äúodor‚ÄĚ libertado no ambiente. O difusor dever√° ser ligado pelo menos uma semana antes das festas e continuar at√© cerca de um m√™s ap√≥s terminar a √©poca festiva. Estes difusores poder√£o ser adquiridos em qualquer cl√≠nica veterin√°ria. No caso de saber que o seu animal ir√° ficar demasiado ansioso neste per√≠odo, dever√° falar antecipadamente com o seu m√©dico veterin√°rio que lhe recomendar√° medica√ß√£o adequada ou um suplemento alimentar, denominado nutrac√™utico (como o L-triptofano, case√≠na ou teanina), que poder√£o ser fundamentais para ajudar a ultrapassar estes momentos de verdadeiro terror na perspetiva do animal. Seja medica√ß√£o ou suplementa√ß√£o alimentar, dever√° ser iniciada com alguma anteced√™ncia para conseguirmos uma disponibilidade fisiol√≥gica do princ√≠pio ativo que ir√° garantir o efeito desejado durante toda a √©poca.

Mas se já anteriormente identificámos todo este problema comportamental, todas estas medidas são de emergência, mas deverá compreender que o seu animal precisa de ajuda especializada. Com um plano adequado de modificação comportamental e algum apoio médico, poderemos antecipada e atempadamente conseguir resultados toleráveis quer para o animal como para o tutor. No Centro para o Conhecimento Animal © encontra vários profissionais que estão à sua disposição para o ajudar quer na prevenção como na resolução destes e de outros problemas de comportamento (www.cpcanimal.pt).

Agora que já sabe o que fazer, antecipe-se e prepare adequadamente esta época de alegria e felicidade para todos os animais, humanos e não-humanos. E para terminar, apenas uma lembrança que não poderia deixar de mencionar aqui. Os animais não são prendas apenas para serem dadas pelo Natal, mas sim para a vida. Por isso, antes de decidir oferecer um animal pondere e decida que está realmente preparado para esta nova aventura da sua vida e um aumento do seu agregado familiar, pois cada vez mais temos mais família multi-espécies nos nossos lares. A adoção de um animal abandonado tornará obviamente o Natal ainda mais repleto de magia para todos, mas esta adoção tem de ser ponderada. Desejo um Natal mágico para todos e que em 2016 haja menos abandono e mais lares para os animais.

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do C√£o © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.