| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Oftalmologia Veterinária

Por: Ana Rita Moreira


A integridade do olho e da visão do seu animal de companhia é de extrema importância na sua saúde e bem-estar. Deste modo, qualquer alteração ocular que ele desenvolva, deverá ser observada pelo veterinário.



Ao contrário de outros aparelhos e sistemas do organismo do seu animal, o diagnóstico oftálmico poderá ser feito por observação directa e pela realização de um exame oftalmológico completo. Contudo, algumas alterações oftálmicas podem ser repercussões de doenças sistémicas, nomeadamente diabetes, síndrome de Cushing, infecções sistémicas, entre outras. Nestes casos será então necessário a realização de exames adicionais para o médico veterinário chegar a um diagnóstico final e adoptar um plano terapêutico adequado ao seu animal. Na consulta, deverá dizer ao médico veterinário informações como doenças já diagnosticadas, tratamentos realizados ou incidentes que tenham ocorrido, como por exemplo traumas.

Algumas das alterações mais comuns nos animais de companhia e que são motivo para uma ida ao veterinário são: corrimento ocular (purulento ou não), “olho vermelho” (sinal pouco específico, indicativo de diversas alterações oculares), pestanejar intenso, pigmentação da córnea, cataratas, aumento do volume do olho, entre outras.





As urgências oftálmicas, onde se incluem a proptose do globo ocular (deslocamento do olho para fora da órbita), glaucomas e lacerações, obrigam à intervenção veterinária imediata, sob pena de perda irreversível da visão. Estas alterações necessitam de uma terapêutica farmacológica agressiva e muitas delas ainda obrigam ainda a intervenção cirúrgica.

As infeções oculares são das doenças oculares mais comuns, estando associadas a corrimento, pestanejar intenso, inflamação da conjuntiva e/ou córnea e por vezes pigmentação da córnea. Poderão ter etiologia bacteriana ou viral, sendo necessária uma terapia adequada ao agente em causa.

As cataratas consistem na opacidade do cristalino, sendo outra causa comum de preocupação dos donos. Geralmente de desenvolvimento lento e mais associado a pacientes geriátricos, o animal poderá acabar por ficar invisual, sendo necessária uma intervenção cirúrgica de modo a restituir a sua visão.

O aumento do volume do olho é geralmente indicativo de um aumento da pressão intraocular, também chamado de glaucoma. Os glaucomas são considerados de urgências oftálmicas, uma vez que uma pressão demasiado elevada durante mais de 24 horas causa danos irreversíveis e o animal se torna invisual, ao que se junta dores intensas.

Se o seu animal de estimação apresentar alguma destas alterações oculares é importante que o leve ao seu médico veterinário o mais cedo possível. Um diagnóstico precoce evita complicações e permite uma recuperação mais rápida do seu companheiro.


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.