| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Veterinários criam uma forma inovadora de lutar contra a fome

Por: Filipe Bragança


A cara da pobreza mudou com o início da crise, e todos nós quer a nível pessoal, quer a nível colectivo, tentamos fazer algo contribuindo com uma doação, um actividades solidárias, etc. Um grupo de Médicos Veterinários, Mov'et - veterinários em movimento,  teve uma iniciativa inédita: correr para combater o desgaste de uma das profissões mais stressantes do mundo, a do médico veterinário, convertendo-a numa forma de combate à fome em Portugal. 


"O Mov'et surge em Maio de 2013 como um grupo fechado no Facebook que congrega veterinários, seus amigos e familiares, que praticam ou se interessam por praticar desporto de uma forma colectiva. Acima de tudo foi idealizado como uma plataforma virtual onde os colegas se poderiam encontrar para combinar treinos, provas e até encontros sociais.” Diz Tiago Salvado, um dos fundadores do movimento, em resposta à Revista Veterinária Atual. Tiago admite ainda que o grupo, agora com mais de 1000 participantes, talvez tenha ganho adesão pelo nome, que fez muitos veterinários "pensar que seria uma plataforma de divulgação de oportunidades de emprego no estrangeiro (risos).”. 


Em 2015 o grupo foi abordado por parte do movimento "Enough" (ver mais emhttp://www.sensibletable.com) que lançou um desafio: "O movimento Enough é um projeto global que tem como objetivo sensibilizar para a realidade da Fome e da Garantia Alimentar (Food Security) nas próximas décadas. De acordo com vários estudos, em 2050 seremos cerca de 9 biliões (mil milhões) de cidadãos no mundo. Este crescimento da população mundial vai aumentar significativamente a demanda por alimentos, sem que hajam recursos naturais suficientes para suprir esta necessidade. O movimento Enough tem ainda como objetivo alertar para o facto de existirem populações em países ditos de primeiro mundo (EUA, Europa) onde não existe acesso a alimentos considerados essenciais para o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adultos. Assim, foi criada a parceria "Enough: Mov'et contra a Fome" que dará um novo objetivo ao Mov'et: Correr o máximo de quilómetros possíveis para angariar ovos que serão doados por parte do movimento Enough e seus parceiros a entidades que os façam chegar a populações identificadas com esta necessidade alimentar. Por cada quilómetro percorrido numa prova oficial (corrida, bicicleta, caminhada, etc.) o Mov'et estará a angariar um ovo para doar. No ano de 2014 percorremos cerca de 1700 Km em provas oficiais. Esperamos que em 2015 esta marca seja largamente ultrapassada e que estejamos a contribuir para o combate à Fome em Portugal.” 

 

Hoje o grupo anunciou que conseguiu angariar mais de 5000 ovos. Parabéns. 

Fonte 1: Veterinária Atual 

Fonte 2: Tiago Salvado, Médico Veterinário, membro fundador do Mov'et - veterinários em movimento


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.