| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Doença dentária em coelhos e roedores

Por: Filipe Martinho


Os coelhos e os roedores apresentam uma série de adaptações únicas de dentição, sendo a mais importante o facto de os dentes crescerem continuamente ao longo da vida: enquanto que nos coelhos e alguns roedores, como as chinchilas e os porquinhos-da-índia, todos os dentes (incisivos, pré-molares e molares) têm crescimento contínuo, nos restantes roedores (ex: esquilos, hamsters, ratos e ratazanas) apenas os incisivos crescem têm esta característica.


Em algumas circunstâncias, como dietas inadequadas, desalinhamentos congénitos ou traumatismos, os dentes podem crescer de formas anormais e levar a uma série de problemas de saúde.

As queixas observadas em animais que sofrem destes problemas são variadas e frequentemente inespecíficas mas podem incluir: perda de apetite, dificuldade em defecar, diarreia, infecções oculares ou formação de abcessos na face.

O exame da cavidade oral e da dentição é sempre realizado em qualquer consulta de um coelho ou roedor. Em animais com suspeita de doença dentária é necessário realizar exames adicionais, como radiografias ao crânio. A maior parte destes problemas tem controlo através de medicação, correcções regulares da dentição feitas sob sedação ou cirurgia mas devido ao seu crescimento contínuo, a maior parte destes pacientes terá queixas ocasionais ao longo da vida.

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.