| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Natal à porta - conheça os perigos para o seu patudo

Por: Anabela Rosa Velho


O número de consultas médicas a cães e gatos aumenta significativamente durante os períodos festivos. Os problemas de saúde associados a este aumento de procura de ajuda médica estão frequentemente relacionados com a ingestão de corpos estranhos, substâncias tóxicas e alimentos para humanos que, quando indevidamente consumidos por cães ou gatos lhes são prejudiciais.

 Durante o período de Natal, que se está a aproximar, a lista de perigos potenciais é longa e é potenciada por uma casa normalmente cheia de decorações natalícias e de produtos alimentares apelativos. Para além disso é um período em que as famílias estão normalmente mais distraídas, com o aumento de pessoas em casa, visitas frequentes, organização de refeições com mais convivas, etc... 
 


Os casos mais frequentes de problemas de saúde, dos nossos animais de companhia, durante este período estão relacionados com:
 - Chocolate! Todos sabemos que é perigoso para os animais de companhia. Essa toxicidade é devida à teobromina, que é tanto mais concentrada, quanto mais escuro for o chocolate. - Decorações de Natal! São uma tentação quase irresistível para gatos. Infelizmente podem causar lesões severas no sistema gastro-intestinal.
 - Pot-pourri! O cheiro de pot-pourri pode ser muito atrativo... O seu animal de companhia pode ter vontade de o “provar”...
- Queimaduras! Velas, fornos abertos, comida a cozinhar. Vigie e torne o mais seguro possível estes factores frequentes de queimaduras.
 - Caixote do lixo! Carne, ou outros produtos alimentares fora do prazo podem ser muito atrativos para o seu cão... Proteja bem os seu caixote do lixo!
- Líquido anti-congelante! Se vive numa região em que precisa de utilizar este produto, saiba que um muito pequeno volume pode representar um perigo de morte para o seu cão ou gato.

No entanto, apesar de os perigos serem reais, também podem ser evitados! A vigilância, tal como para os seus filhos, é a palavra-chave e a atitude que salva vidas! Com senso-comum e uma dose extra de vigilância durante este período, manterá os membros de 4 patas da sua Família Felizes e em segurança, mesmo durante um período festivo em que está extremamente ocupado!

 Fonte: Drobatz, Kenneth J.; Syring, Rebecca; Reineke, Erica; Meadows, Cheyney. Association of holidays, full moon, Friday the 13th, day of week, time of day, day of week, and time of year on case distribution in an urban referral small animal emergency clinic. Journal of Veterinary Emergency and Critical Care, Volume 19, Number 5, October 2009, pp. 479-483

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.