| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Bombeiros preparados para socorrer animais

Por: Filipe Bragança


Talvez a imagem de um bombeiro a salvar um gatinho no topo de uma árvore seja um bocado cliché, mas quando se trata de incêndios não há, regra geral, equipamento para administrar, por exemplo, oxigénio. De facto existem poucos corpos de bombeiro na Europa capacitados para das assistência específica a animais. 


No início deste mês, os bombeiros de Leça - Matosinhos (Portugal) fizeram notícia pela aquisição de equipamento próprio e formação em manobras cardio-respiratórias destinadas a animais de companhia. Segundo a TSF, a ideia partiu de uma bombeira voluntária, “acérrima defensora dos animais” que galvanizou a compra do equipamento. Os valores não são altos e, segundo a mesma fonte, estão provavelmente ao alcance de qualquer corpo de bombeiros. 


Ontem, do outro lado do Atlântico, no Brasil mais concretamente em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na Região Central de Mina, 120 animais foram resgatados pelo corpo de bombeiros de Bento Rodrigues. O desastre causado pelo rompimento de duas barragens da Samarco, causou um onda de lama que destruiu Bento Rodrigues. As histórias dos resgates prestados pelos bombeiros a cães, cavalos, galinhas e patos têm ecoado nos media. No link, da fonte 2, podemos ver o vídeo do início das operações de resgate de uma égua e perceber o número de bombeiros e a logística envolvida. É caso para dizer: Bravo! E muito obrigado! 


Fonte 1: http://www.tsf.pt/sociedade/interior/bombeiros-de-leca-compram-kit-para-socorrer-animais-4868774.html 


Fonte 2 (vídeo):

 http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/11/10/interna_gerais,706155/bombeiros-e-voluntarios-ja-resgataram-120-animais-em-bento-rodrigues.shtml


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.