| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

Homeopatia veterinária

Por: Lara Alves


A homeopatia é um tipo de medicina complementar ( e não alternativa, pois pode ser usada em conjunto com outros tipos de terapias, nomeadamente com a convencional) e holística, o que significa que influencia no animal como um todo, no restabelecimtno de um equilíbrio global. A acção pode dar-se aos níveis físico, mental e emocional. O princípio básico é o de que a energia que é capaz de provocar determinados sintomas num indivíduo são, será capaz de os curar quando o animal os apresenta na doença.

O objectivo é tratar o animal e não a doença: se diferentes animais com a mesma doença diagnosticada têm sinais clínicos diferentes, serão tratados então tendo em conta a forma como a manifestam. Pode ser usada para o tratamento de doenças agudas e de doenças crónicas. Os resultados, neste último caso, podem por vezes ser demasiado lentos para aquilo que os donos dos animais ( e mesmo os médicos veterinários!) desejariam. O que há a ter em conta, se se pretende efectivamente a cura de uma doença, e não apenas mascarar os seus sintomas, é que o tempo que ela demorou a desenvolver-se, há-de ser o tempo que demorará a curá-la. Os processos de evolução da doença também são, muitas vezes, diferentes daquilo que é considerado normal: o desenvolvimento de um problema de pele ou de uma otite no tratamento de uma epilepsia, pode ser um excelente sinal de evolução no sentido da cura sob o ponto de vista homeopático, enquanto na perspectiva convencional é mais um problema a resolver.

Os resultados são muitas vezes muito satisfatórios. Trata-se de um tipo de terapia muito económico e que tem muito poucos efeitos secundários ( embora por vezes possa ser revelador de doenças que o animal já apresentava mas que não estava a manifestar, o que os donos podem interpretar como efeitos secundários).

Há cada vez mais pessoas a procurar esta e outras terapias holísticas para tratar os seus animais de estimação, muitas delas porque já as experimentaram em si próprias e ficaram muito satisfeitas com os resultados.

Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.