| | |

Guia do Cão - Portal informativo sobre cães, gatos e outros animais.

Condições de utilização

O fim das touradas anunciado pelo Parlamento Europeu

Por: Filipe Bragança


Esta quarta-feira o Parlamento Europeu aprovou o fim do financiamento ao sector da tauromaquia considerando a atividade “uma clara violação da convenção europeia dos animais em explorações pecuárias”. O fim do financiamento, que atribui cerca de 130 milhões de euros a ganadarias, foi a voto com 438 votos a favor e 199 contra. Há porém uma formalidade por cumprir: esta medida do Parlamento deve ainda ser aprovada pelo Conselho Europeu. 


De acordo com a Renascença, a emenda ao Orçamento do próximo ano, apresentada pelos Verdes, define que a Política Agrícola Comum (PAC) não deve ser utilizada para injectar verbas em actividades “que impliquem a morte do touro”. 


Os representantes europeus deixaram claro que o século XXI não tem lugar para a tortura de animais para o prazer ou divertimento e não deve, pois não é por meio algum, cultural, nem deve ser sustentado com dinheiro público - menciona Florent Marcellesi do partido verde espanhol - Equo.



As touradas podem, sem este financiamento, perder o incentivo económico o que deve levar ao declínio das atividades tauromáquicas em breve. 


Fonte1: http://rr.sapo.pt/noticia/38008/parlamento_europeu_aprova_fim_financiamento_as_touradas 

Fonte2: http://www.euractiv.com/sections/trade-society/greens-win-vote-bar-eu-funding-bullfighting-318977


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do Cão © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.