| | |

Guia do CĂŁo - Portal informativo sobre cĂŁes, gatos e outros animais.

CondiçÔes de utilização

Quando dar banho ao seu cĂŁo

Por: Guia do CĂŁo


A maioria dos cĂŁes preferiria nĂŁo tomar banho, contudo esta actividade possuĂ­ um papel importante para a saĂșde do pĂȘlo e que para a prĂłpria pele. O banho evita a sujidade e pode diminuir ou mesmo eliminar os ectoparasitas (parasitas externos como pulgas e carraças). Isto sem falar que Ă© muito mais agradĂĄvel conviver com os nossos amigos patudos quando eles cheiram melhor. :) 


Embora os cĂŁes nĂŁo precisem de tomar banho diariamente hĂĄ uma necessidade de o fazerem com determinada regularidade. A frequĂȘncia do banho varia com muitos factores como por exemplo o ambiente e o tipo de pĂȘlo. 


EntĂŁo como devemos fazer? 
Genericamente um banho por mĂȘs Ă© suficiente para a grande maioria das raças. 

Raças com pĂȘlo mais oleoso como Ă© caso dos Basset Hounds podem precisar de banhos com mais frequĂȘncia. Nestas raças o cheiro pode tornar-se desagradĂĄvel, especialmente num apartamento, se o cĂŁo nĂŁo tomar uma banho semanal ou pelo menos de duas em duas semanas. Nestes casos os cheiros podem tambĂ©m ser atenuados com a ajuda de uma boa alimentação. 

Raças de pĂȘlo curto e macio como os Beagles ou os Weimaraners podem fazer banhos com menos frequĂȘncia que a maioria das raças. Os Basenjis, uma raça oriunda de África, possuĂ­ uma higiene prĂłpria fastidiosa tornando a necessidade de banho muito pouco frequente. 

Raças com pĂȘlo possuidor de camada repelente de ĂĄgua, como os Golden Retrievers, devem tomar banho com menos frequĂȘncia de forma a preservar os Ăłleos que conferem a capacidade hidrofĂłbica do pelo. 

Raças com pĂȘlo duplo ou grosso, como os Samoiedos ou os Malamutes, assim como outras raças do hemisfĂ©rio Norte, beneficiam de banhos menos regulares e de escovar o pĂȘlo regularmente de forma a tirar o pĂȘlo velho e espalhar os Ăłleos naturais.

Para saber mais sobre os tipos de pĂȘlo, recomendamos a leitura do artigo neste link: http://www.boladepelo.pt/tipo-pelo-cao-cuidados/

Importante reter que a frequĂȘncia do banho do seu cĂŁo Ă© um pouco de senso comum e de sensibilidade. Se o odor Ă© desagradĂĄvel talvez seja a altura de abrir a torneira e preparar o banho ou de procurar um serviço profissional. É igualmente importante, a sensibilidade para, nĂŁo efetuar banhos com mais frequĂȘncia do que o necessĂĄrio. O exagero pode levar Ă  perda dos Ăłleos naturais levando consequentemente a descamaçÔes da pele, perda do brilho do pĂȘlo, entre outros problemas. Aproveite a prĂłxima consulta de vacinação ou desparasitação e aconselhe-se com o seu veterinĂĄrio caso tenha dĂșvidas sobre o assunto.


Fontes:
1. Bola de PĂȘlo.pt (citado em texto)
2. Dogtime.com (mĂșltiplos artigos)
3. Pets.webmd.com (Amy Flowers - DVM)


Leia também:

Apoios institucionais


Creative Commons License

Guia do CĂŁo © by OneGlobalHealth Consulting is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.